Neste blog vou arquivar minhas experiências em viagens de longa distância certificadas.

Sou um, entre milhares de motociclistas certificados pela Iron Butt Association e aqui estarão apenas as minhas impressões, dificuldades e formas de fazer os desafios propostos pela Associação.

Espero que gostem, façam seus comentários e me ajudem a difundir o ideal das viagens de Endurance.

3º SS 1600k - 18/03/2010

Esse foi meu 3º Certificado, indo de São José do Rio Preto - SP à Novo Hamburgo - RS.

Interessante que sempre que faço um planejamento de viagem, se caso a viagem passará de 800k ou 1000k, na hora penso em fazer uma viagem certificada da IBA, hehehe!

Bom, segue abaixo o relato que fez parte da documentação enviada à Associação.

*****

IRON BUTT TRIP
FROM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SÃO PAULO TO NOVO HAMBURGO,
RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL
18/03/2010 – 1,646K in 22 hours
Brief account of the Journey (in Portuguese)


            Tenho uma Confecção de Roupas aqui em minha cidade e, parte dos meus produtos é voltada aos Motociclistas. Tenho um cliente, no Rio Grande do Sul, o Cezar, da empresa Tacna que me chamou para participar junto a ele de alguns eventos esse ano, onde ele expõe e vende os seus e os meus produtos.
            Esta viagem, particularmente, era para um evento da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, na cidade de Triunfo. Tratava-se de um Congresso dessa Associação, onde se abriu espaço também para os lojistas.
            Saí de SJ Rio Preto ás 4 horas da manhã, com tempo bom, com destino então à Novo Hamburgo, cidade vizinha à Triunfo, onde mora meu amigo Cezar.
            No caminho fiz uma parada estratégica em Campinas, para um café da manhã com minha namorada, a Chris, que também já foi minha testemunha de chegada em outra “Iron Butt Trip” que fiz no final do ano passado.
            A viagem foi muito tranqüila em todo o percurso, que seria inicialmente, se eu fosse direto para lá, de aproximadamente 1400 km, mas fiz um pequeno acréscimo para que desse os 1609 km necessários para essa nova certificação.
            Um acontecimento importante da viagem foi que durante o trajeto, em uma parada para abastecimento e descanso, na cidade de Lagoa Vermelha, já no estado do Rio Grande do Sul, encontrei um Companheiro de Moto Grupo, o Cersi. Importante e inusitado, já que quando parei no posto, o frentista que me atendeu começou a conversar comigo, corriqueiramente, sobre o que eu estava fazendo, quantos quilômetros já havia andado e, chamou outro cliente do posto, que ele sabia que gostava de moto para conversar juntos e me passar algumas informações sobre a estrada e etc.
            Começamos a conversar e somente quando fui buscar minha carteira na moto foi que o Cersi viu o adesivo de nosso grupo nela e me perguntou quem eu era. Foi muito emocionante, pois não nos conhecíamos pessoalmente e ele estava lá por acaso. Já eram mais de 22 horas e ele estava apenas passando pelo posto. Novamente nos apresentamos, e começamos então uma nova etapa de nossa amizade, agora real e não mais virtual como era até então.


            Após o acontecimento, subi na moto e segui ao final da viagem até a cidade de Novo Hamburgo onde Cezar estava já me esperando no Posto de Gasolina que havíamos marcado nosso encontro.
Cheguei após 22 horas, às 2:17 AM do dia 19 de março.
            Meu trajeto foi partindo de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, seguindo por Campinas e Barueri, ainda no estado, passando por Curitiba, já no estado do Paraná, Fraiburgo, no estado de Santa Catarina, Lagoa Vermelha, Vacaria e finalmente Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul.
           
Grande abraço a todos,
André

PS1: If you need translate to English, email me asking about.

PS2: My industry named “100% Go Ahead”, have this site www.go100.com.br and my friend industry site is www.tacna.com.br.

PS3: My Motorcycle Group made some news about the trip. It is in those links:

André Carrazzone Neto (IBA member - nbr 33378)

*****

Essa viagem foi realmente muito tranquila e foi legal demais ter encontrado o Cersi no meio do caminho. Na verdade optei pela cidade dele quase que de última hora. Fiz algumas perguntas num posto em uma cidade antes, e como o caminho que iria fazer estava um pouco mal conservado, me deram a sugestão de passar por lá.

Bom demais, algumas coisas acontecem sem explicação!

Esse certificado acabou de chegar:



E estou listado na relação da IBA:

"SaddleSore 1600K Finishers (1,600 Kilometers in less than 24 Hours):

Adam Payne        Kambah, ACT AUSTRALIA 04/23/10  Triumph Speed      1,699

Andre Carrazzone Neto Centro, SP BRAZIL 04/21/10  Honda Falcon NX-4  1,629
Rod Schween       Lethbridge, AB CANADA 04/18/10  BMW R1200GSA       1,690

Bob Keynes        Bonn, GERMANY         03/25/10  H-D Deuce          1,685


Andre Carrazzone Neto Centro, SP BRAZIL 03/18/10  Honda Falcon NX-4  1,662 "


Demora um pouco pra chegar o certificado e no caso desse e do próximo que vou relatar, fiz com duas motos diferentes, mas me certificaram como sendo a Falcon nas duas, o que não seria problema algum, mas mandei um email falando e talves isso tenha atrasado a entrega dos dois, mas.... Já estão listados então "já foi pra conta", hehehehe!

Imagens, como fiz a viagem solo, tenho pouquíssimas, mesmo por que, uma das coisas que acredito numa viagem para certificação é que NÃO SE TRATA DE UM PASSEIO. Todo o foco é voltado para o planejamento, as paradas, os dados e estatísticas do GPS, horários, cupons e etc. Seguem as poucas que fiz, no mesmo local, na divisa do Paraná com Santa Catarina:




Ah, tenho também como sempre, a imagem da chegada do GPS:


Bom, o restante dos documentos, as cartas de agradecimento e tudo o mais foram iguais aos outros. Desta vez minha testemunha de saida foi a Gabriela, uma moça que trabalha (va) no Posto de Combustíveis de onde parti.


Na noite anterior fui lá, como sempre faço, para explicar o que precisaria e ela já estava lá. Me atendeu super bem e no outro dia, na madrugada, escapou de toda a confusão que estava na lojinha de conveniência do posto, com o pessoal que ainda estava bebendo algumas lá, para me atender, verificar a quilometragem da moto e assinar o documento de saída pra mim. Foi muito legal.



Como já mencionei, essa parte do certificado - preparar a documentação - para mim pelo menos, é muito prazerosa e faço com todo cuidado. As cartas de agradecimento são um "mimo" e faço elas com todo reconhecimento mesmo à testemunha.


O restante, a relação dos cupons, relatos, logs da viagem, também preparo com muita paciência. Tiro um dia somente para fazer isso com o máximo cuidado possível e de forma a facilitar ao máximo a vida da pessoa que analisará elas.


Uma coisa que acho importante e faço sempre, mesmo não tendo na relação de documentos é um complemento ao Log. Faço uma tabela com correção dos horário, por que? Por que já sai no dia da "virada" do horário de verão, ou mesmo na volta da Argentina onde os fusos horários eram diferentes.


Outro motivo para essa planilha são os cupons. Em grande parte dos Postos, os computadores que emitem os cupons estão com a hora errada. Faço essa anotação, o atendente assina e fica documentado o erro.


Como disse, preparo a documentação de forma a facilitar a compreensão do analista. Vou colar aqui o complemento do Log como exemplo:

*****

CORREÇÃO DE HORÁRIO DOS CUPONS
Saddlesore 1600k - ________________________________
(Fill in Name and Address above)
             

HORA
CUPOM
HORA
REAL
LEITURA DO
ODOMETRO
NOME DO ATENDENTE
ASSINATURA
 
 
 
 
 
 
 
 


*****

Mais uma coisa que costumo fazer na documentação, também para facilitar, é uma folha para colar o cupom e depois tirar a cópia para enviar. Nessa folha coloco o número do recibo (ele também vai numerado no Log) e uma pequena descrição do que se trata abaixo. É esta folha aqui:

*****

TICKET NUMBER: ________












CUPOM DE ABASTECIMENTO,
ALIMENTAÇÃO OU
PEDÁGIO











RECIBO CARTÃO DE CRÉDITO
(se houver)













COMPROVANTES COLETADOS NO PERCURSO


Auto Posto:

Cidade:

Horas:

OBS:





*****
Nesta "OBS" explico, por exemplo, se houve algum erro na hora impressa no cupom, data ou qualquer outra coisa que poderia ajudar no entendimento.

Em resumo, quando faço a documentação penso ao máximo como sendo a pessoa que irá verificá-la. Acho que isso facilita e torna a documentação muito mais segura.

Vamos para o próximo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário